SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G039RRC06Q3RUER838C3
Z7_086423G039RRC06Q3RUER838S1

Estado de São Paulo dá mais um passo rumo à transformação digital

29/11/2023
Foto ilustrativa

Além de eliminar definitivamente o uso de papel, novo sistema vai agilizar a tramitação de processos administrativos nas esferas municipal, estadual e federal.

Após a adesão ao Sistema Eletrônico de Informações – SEI! que iniciou com cinco órgãos da administração direta, a partir desta sexta-feira (12), outros 23 órgãos estaduais passarão a integrar o sistema de gestão eletrônica de processos e documentos administrativos. A expectativa é de que até o dia 30/06, os 82 órgãos estaduais, incluindo os 28 citados, estejam integrados ao novo sistema

Capacitação
O Estado de São Paulo vem se preparando para essa nova fase desde 22/03, quando realizou a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica junto ao TRF4 para aquisição do código fonte do sistema, e assim poder realizar as adaptações necessárias para o Estado. Foram desenvolvidos diversos treinamentos presenciais e online a todos os servidores e colaboradores da administração direta estadual, e a partir de hoje, todas as Secretarias da Administração Direta passa a tramitar documentos e processos administrativos pelo novo sistema eletrônico.

“Com a digitalização e tramitação de todos os documentos e processos administrativos, os órgãos públicos estaduais têm ganhos de produtividade e o Governo de São Paulo tem ganho de transparência, rapidez, precisão e qualidade nos serviços prestados. Isso torna o Estado mais ágil, menos burocrático fazendo com que todos saiam ganhando, governo e cidadãos”, afirmou Caio Paes de Andrade, secretário de Gestão e Governo Digital.

Gestão de acesso ao SEI!
A gestão de documentos do SEI! atenderá a Lei de Acesso à Informação (LAI), e, para os servidores, haverá uma hierarquização de acesso aos documentos, garantindo total segurança e proteção às informações tramitadas.

Para o cidadão paulista, o SEI! chegará para modernizar e facilitar o acesso aos órgãos do governo. De maneira simples e ágil, em um segundo momento, será possível realizar um protocolo em qualquer órgão de forma 100% digital, além de acompanhar o andamento de processos remotamente sem a necessidade de deslocamento aos órgãos públicos.

“Em um futuro bem próximo estaremos abrindo o SEI! para o cidadão, gerando economia de tempo, papel e número de servidores alocados ao atendimento, o que se refletirá em uma economia muito grande para o Estado e uma comodidade para o cidadão” completa Fábio Williams, líder do projeto na Secretaria de Gestão e Governo Digital.

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI! funciona completamente pela internet e pode ser acessado pelos principais navegadores do mercado, assim como por tablets e smartphones, por meio dos sistemas Windows, Linux, IOS e Android.

Complementary Content
${loading}