SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G039DID065FQ94DP3HL4
Z7_086423G039DID065FQ94DP3H70

“Redes que transformam” reúne servidores e discute política de desenvolvimento de pessoas

Evento também marcou o lançamento da Regov, rede que promove a integração entre escolas de governo

11/05/2026
Foto ilustrativa

Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas apresenta a PDESP

A Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), por meio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas, realizou, na última quarta-feira (6), o encontro “Redes que Transformam: Encontro Paulista de Desenvolvimento de Pessoas” no auditório da Escola de Governo do Estado de São Paulo (Egesp), em São Paulo. O evento reuniu mais de 300 participantes, entre representantes de escolas de governo e áreas de recursos humanos dos diferentes órgãos e entidades do estado de São Paulo.  

Organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, da Diretoria de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas, e pela Escola de Governo do Estado de São Paulo (Egesp), o encontro foi concebido como espaço de diálogo institucional, troca de experiências e construção de conexões entre atores estratégicos responsáveis pela formação, capacitação e desenvolvimento de servidores públicos.

A programação iniciou-se com a abertura institucional, realizada por Eva Lorena, Subsecretária de Gestão de Pessoas, e Bruno Norões, diretor da Egesp. A seguir, Rodrigo Marin, Renato Cristovam e Priscila Oliveira apresentaram os estudos técnicos que fundamentam a elaboração da Política de Desenvolvimento de Pessoas do Estado de São Paulo (PDESP), a qual busca promover maior integração entre os órgãos públicos, racionalização de recursos e alinhamento das ações de desenvolvimento de pessoas a resultados institucionais.

No evento, destacaram-se as palestras: “Mapeamento de Competências na Prática”, ministrada pelo professor Pedro Paulo Carbone, que abordou aplicações concretas da gestão por competências, trilhas de aprendizagem e análise de lacunas de desenvolvimento; e “Caminhos para a Excelência”, realizada por Leonard Renne Guimarães Lapa, Diretor de Desenvolvimento Profissional do Instituto Serzedello Corrêa, e membro do Tribunal de Contas da União (TCU), durante a qual foram apresentadas referências práticas de desenvolvimento institucional e gestão de pessoas.

Os participantes puderam também assistir à apresentação cultural “Aroeira”, realizada pela São Paulo Companhia Jovem de Dança, e participar de atividades gamificadas e de sorteios de ingressos para visitação a museus paulistas.

REGOV surge para articular as Escolas de Governo

O evento também teve como tema as discussões para a institucionalização de Rede de Escolas de Governo do Estado de São Paulo (Regov), a ser coordenada pela Egesp. A proposta nasce com o propósito de fortalecer a articulação entre as escolas de governo, ampliar o compartilhamento de soluções e boas práticas, além de estimular maior eficiência na utilização de recursos destinados à capacitação de servidores.

Como um dos primeiros passos da Regov, e objetivando proporcionar troca de contatos, circulação entre instituições, visibilidade de experiências e identificação de oportunidades de cooperação técnica entre as diferentes escolas de governo e áreas dedicadas ao desenvolvimento de pessoas, realizou-se a Vitrine Regov. Ao longo de aproximadamente duas horas expuseram-se, em formato de feira de banners, diferentes projetos e iniciativas das escolas de governo participantes. Além disso, foi feito o lançamento da página institucional da rede, contendo a identificação e os contatos institucionais das diferentes escolas de governo.

“Tem que estar ali no dia a dia, tem que ser algo factível a todos os órgãos, e por isso nós estamos aqui. Foi muito bacana ver todos aqueles banners montados (das Escolas de Governo) e descobrir que somos uma rede muito forte, muita extensa", afirma Eva Lorena, Subsecretária de Gestão de Pessoas.

Mais do que um encontro institucional, Redes que transformam” consolidou um marco inicial de agenda colaborativa voltada ao desenvolvimento de pessoas no Estado de São Paulo. Ao reunir formulação de política pública, compartilhamento de experiências e articulação em rede, o evento reforçou bases para a continuidade das ações e para o fortalecimento da governança de desenvolvimento de pessoas na administração pública estadual.

Complementary Content
${loading}