SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G039RRC06Q3RUER838C3
Z7_086423G039RRC06Q3RUER838S1

Com estande no Congresso de Municípios, SEI Cidades SP.GOV.BR se aproxima de 100 adesões

Subsecretário de Governo Digital enumerou vantagens e benefícios disponíveis gratuitamente para as cidades paulistas

18/03/2024
Foto ilustrativa

O SEI Cidades SP.GOV.BR está perto de alcançar a marca de 100 municípios em apenas duas semanas – parte destas adesões registradas no 66° Congresso Estadual de Municípios, em Campos do Jordão (SP), onde a Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) está presente. Na manhã desta quinta-feira (14), o subsecretário de Governo Digital da SGGD, Thiago Waltz, participou do painel "Inovação e Transformação Digital no Poder Público", no qual destacou a plataforma de gestão 100% eletrônica de documentos.

Totalmente gratuito, o Serviço Eletrônico de Informações (SEI) busca reduzir a burocracia e o uso de papel, aumentar a agilidade e segurança no fluxo das informações tramitadas, além de permitir o acesso dos cidadãos aos documentos públicos.

“O SEI faz parte de uma de nossas três estratégias transversais dentro da SGGD e do Governo de SP: o combate à burocracia, a busca por uma ótima gestão pública e a transformação digital do Estado”, afirmou o secretário de Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade.

Na abertura do Congresso, Thiago Waltz fez questão de ressaltar o avanço na transformação digital do Estado com o lançamento da Transferência Digital de Veículos (TDV), realizado na última terça-feira (12), pelo governador Tarcísio de Freitas. 

Em seguida, citando a liderança de Caio na transformação digital no estado de SP, Waltz apresentou ao público o SEI Cidades SP.GOV.BR, sistema desenvolvido pelo TRF-4 e cedido ao Governo de São Paulo em acordo de cooperação assinado recentemente no Palácio dos Bandeirantes. Pelo acordo, a SGGD faz a gestão do SEI junto aos municípios com apoio estratégico da Prodesp.

"A parceria (com o TRF-4) permite que a Secretaria de Gestão e Governo Digital, em nome do governo estadual, autorize a utilização do SEI em todos os municípios paulistas. Para aderir, basta que os prefeitos ou responsáveis municipais façam a adesão. Em poucos minutos, é criado um documento eletrônico assinado via SEI pelo prefeito, e o município passa a fazer parte deste programa de integração entre estados e municípios", explicou Thiago Waltz.

Mediado pelo vice-presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), Marcelo Barbieri, o painel contou com as presenças de José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado de São Paulo; Tâmara Castro, coordenadora-geral de Governança Colaborativa e Gestão, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; Juliana Ounap, Gerente de Gestão Documental da Empresa Dataway; Roger Willians da Fonseca, Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo; Beatriz Rennó, consultora de Desburocratização do Sebrae-SP; e Vinícius Marchese, presidente do Confea (Conselho Federal de Engenheiros e Agronomia).

"O SEI Cidades é essencial, principalmente para aqueles municípios menores que terão acesso a essa alta tecnologia digital. O SEI tem grande importância para a integração de toda a gestão pública. Gostaria de parabenizar você, o Caio, o Kassab e o governador Tarcísio, pois esse projeto precisa ser implantado rapidamente para beneficiar a gestão pública do seu município", destacou Marcelo Barbieri, vice-presidente da Associação Paulista de Municípios (APM). 

Ao final, Waltz agradeceu aos presentes e convidou prefeitos e representantes dos municípios a conhecerem o Sei Cidades SP.GOV.BR: "a plataforma SP.GOV.BR traz soluções como a prova de vida, assinatura avançada, assinatura qualificada e permite também que vocês possam usufruir do ecossistema do programa Poupatempo. Caso desejem um serviço municipal digital disponível para todos os cidadãos do estado de São Paulo, nós faremos isso em cinco minutos, cadastrando na base integrada do estado de São Paulo, que alimenta também o programa Poupatempo e todos os serviços públicos estaduais", finalizou.

O 66° Congresso Estadual de Municípios termina nesta sexta-feira (15) com participação do governador Tarcísio de Freitas.

Z7_086423G03HVND06HTCK641GDN4

TDV, do Governo de SP, é finalista em premiação internacional de inovação no setor público

Desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), serviço digital do Detran-SP concorre na categoria Américas, com projetos de todo o continente

27/08/2024
Foto ilustrativa

Vista geral da sede da SGGD e da Prodesp, em Taboão da Serra (SP)

Depois de conquistar um prêmio no maior evento de inovação e agilidade no setor público do país, o Agile Trends GOV 2024, a Transferência Digital de Veículos (TDV) é agora finalista de uma premiação internacional, a Gartner Eye on Innovation Awards for Government (Gartner de olho na inovação entre os governos, em tradução livre), promovida pela consultoria Gartner. O anúncio dos vencedores está previsto para outubro. Neste ano, a competição teve número recorde de inscritos, segundo a empresa. A escolha será feita por um júri composto por especialistas ligados à consultoria.

Dedicada a destacar iniciativas de inovação na esfera pública pelo mundo, pelo uso de dados ou novas tecnologias, a premiação conta com categorias não por tipo de serviço, mas por região. O serviço digital do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), operacionalizado pela Prodesp, empresa de tecnologia do governo paulista, concorre no segmento Américas, com projetos de todo o continente. Os outros segmentos são EMEA, sigla em inglês para Europa, Oriente Médio e África, e APAC, abreviação de Asia Pacific (o continente asiático).

Criada para facilitar a vida do cidadão, a TDV se tornou pioneira no país em março, quando foi lançada para todo o estado de São Paulo pelo aplicativo do Poupatempo SP.GOV.BR. Por automatizar com reconhecimento facial, assinatura digital e pagamento via pix, reduziu o prazo para poucos minutos – em alguns casos, apenas segundos. Antes, este processo demandava dias para a obtenção do documento.

‘Agilidade e praticidade’
No mesmo mês do lançamento, a empresária Kellen Cristina, 40, aproveitou a hora do almoço para ir até o estacionamento de um mercado em Piracicaba, sua cidade e ter acesso à nova praticidade. Ali, encontrou outro morador do município, que havia posto à venda um carro que era o seu sonho de consumo. Em 21 segundos, eles fizeram a transferência de propriedade, e Kellen saiu do mercado de carro novo. “Não deu tempo nem de ativar o seguro. Foi muito rápido. Impressionante”, disse a empresária.

Além da velocidade, prescindir de um intermediário foi o que mais agradou ao analista Julio Nietto. “Custo muito menor, com mais facilidade e com orientações seguras, porque vindas diretamente de um órgão oficial, o Detran-SP. Nem se compara em termos de tranquilidade”, diz. No caso de Julio, a transferência digital foi feita numa segunda-feira à tarde, da própria casa. “Fiz o processo todo sem sair de casa. Primeiro, informei a venda digital online, pelo aplicativo, ao comprador, que recebeu um aviso na tela do celular. A seguir, surgiram orientações para ambas as partes, solicitando a assinatura digital de compra e venda dos dois”, lembrou. “Um processo sem burocracia.”

Com a boa avaliação que tem recebido por parte do público, a TDV paulista já despertou o interesse de outros estados do país, que pediram o compartilhamento de informações e de experiências para iniciar a implementação da solução ou aprimorar serviços já existentes, melhorando a vida de outros cidadãos brasileiros.

Além da Gartner e do prêmio Agilidade Brasil, do Agile Trends GOV 2024, o bom desempenho do serviço já chamou a atenção de outra premiação, o Troféu HDI 2024, da qual a TDV foi finalista na categoria Iniciativa de TI ao Cidadão. A cerimônia de premiação aconteceu durante o Expogov Brasília 2024, evento de serviços de TI com foco no setor público, no início de junho.

Transformação digital em SP
Órgão central do Governo de SP, a Secretaria de Gestão e Governo Digital desenvolve soluções e práticas para tornar cada vez mais ágeis, digitais e transparentes a prestação dos serviços públicos. Seu principal objetivo é simplificar a vida do cidadão e dos servidores públicos e desburocratizar o Governo do Estado de São Paulo.

A pasta tem três pilares transversais: elaborar as regras centrais do Governo estadual em Gestão Pública, Gestão de Pessoas e Transformação Digital. Internamente, a SGGD comanda ainda cinco órgãos públicos (Prodesp/Poupatempo, Detran, Iamspe, SPPrev e PrevCom) e administra o Patrimônio e o Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Complementary Content
${loading}